Este artigo trata das dificuldades enfrentadas no exercício da docência da Logística, uma disciplina dinâmica, de forte cunho tecnológico baseado em sofisticados métodos matemáticos, que vem ganhando importância ao longo dos anos. A pesquisa apresenta definições conceituais através do estudo de renomados autores e organizações, aponta os conhecimentos básicos para o aprendizado da Logística, uma pré-seleção de material bibliográfico para uso de estudantes, a importância do uso de tecnologias de apoio à decisão, bem como os focos de atuação e as habilidades e competências exigidas. Aliada ao fato de ter atingido projeção nos últimos anos, a Logística tornou-se estratégica para as empresas, além de promissora e fortemente requisitada pelo mercado, gerando maior necessidade do oferecimento deste curso nas universidades. Conciliar teoria e prática no ensino desta disciplina, de modo a transmitir e assimilar seu estado da arte, tornou-se uma tarefa desafiadora para professores e alunos. A partir de observações das características e dificuldades para o ensino da Logística, este estudo apresenta sugestões de como conciliar a prática de novas tecnologias aos conceitos de Logística moderna. Este é um trabalho teórico de compilação bibliográfica, cujas análises foram obtidas através da experiência docente dos autores em cursos de graduação e pós-graduação.
Autoria:
Marcos Ricardo Rosa Georges (PUC-Campinas)
Maria Rachel Russo Seydell
0 comentários:
Postar um comentário